topo
linha2


Fotogaleria
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

» Home » Eventos » Sociais » Os Portugueses também tem uma Comunidade forte em Quebeque


Os Portugueses também tem uma Comunidade forte em Quebeque

Textos e Fotos de: Paulo Luís Ávila
Adiaspora.com

 

Apesar das comunicações hoje serem feitas com mais rapidez, muitas vezes as pessoas têm falta de disponibilidade ou o que é pior às vezes, são acometidas dum certo desleixo e acaçapam-se em casa, no quentinho e não saem para confraternizarem. No entanto é salutar referir que a primeira geração ainda e, já parte da segunda geração lusa, continua a responder à chamada e a juntar-se em amena cavaqueira à volta duma mesa, quer seja a da Comunhão quer seja a do Centro Social ou Clube.

Parlamento de Otawa

Ao partir na passada quinta-feira, dia 7 do corrente mês de Maio, com destino à província de Quebeque, com minha esposa, normalmente é ela que sempre conduz, tínhamos em vista, quer por carolice quer por dever, estarmos presentes na Festa que se realizou em honra de Nossa Senhora de Fátima, padroeira da Igreja da comunidade Portuguesa de Hull, no outro lado do Rio Otawa, já na província francófona de Quebeque. Sem percalços de viajem quase sempre ao atravessarmos a ponte com destino a Gatineau, surgem momentâneos problemas de orientação, mas tudo ficou sanado e a simpática e sempre amável Família Dutra, o Jaime e a esposa Maria, aguardava-nos de braços abertos e com a mesa posta, à nossa espera.

Monumento de homenagem aos Portugueses em Hull

Depois da janta houve tempo para se falar de diversos assuntos, mas o tema é quase sempre o mesmo, o Pico, ilha lá distante no meio do Atlântico, o passado e o presente onde as raízes são mais que muitas. No dia imediato, impunha-se, por dever de ofício, uma ida à Capital do Canadá, Otawa, para colhermos fotos actualizadas das imediações do Parlamento Provincial e dos jardins coloridos de tulipas, já que aquele era o fim-de-semana destinado ao Festival das Tulipas, as primeiras flores que despontam neste país das neves eternas, não esquecendo também as magnólias.

Tulipas Amarelas

Pena foi que a chuva não tivesse colaborado, mas tivemos a sorte de fotografarmos alguns recantos e o monumento aos portugueses em Hull, ainda com bom tempo. O sábado, foi destinado para irmos até Montreal, mas o tempo não colaborou e as fotos que nos propúnhamos a fazer ficarão para outra oportunidade, como era o caso da Confederação Canadiana-Portuguesa. No regresso entrámos na Ilha de Perrot e visitámos um sítio onde se vendem plantas híbridas e biológicas – Ferme Point du Moulin - que é dirigido por um catedrático de Físico-Química já reformado, Ken Tailor, pela colaborante esposa, Loraine e pelos dois filhos, Steeven e Nicholas, uma vez que as filhas, Andrea e Kristine, encontram-se respectivamente em Fort Lodardale, na Flórida e em Hamilton, Ontário.

Laranjeiras e Limoeiros

O condutor foi o Francisco Machado, amigo desde os bancos da escola e os outros parceiros, foram o anfitrião Jaime e o Ramiro Furtado. Todos vieram fornecidos com plantio para os seus «aposentos» e a penúltima paragem foi na casa do Ramiro, onde a aniversariante esposa, Lourdes, comemorava naquele dia o seu aniversário natalício. Chegados a casa, apenas houve tempo para comer, fazer a toalete, mudar de indumentária e rumarmos à Igreja da Missão de Nossa Senhora de Fátima, no Centro Comunitário Português, Amigos Unidos, em Gatineau.

A cerimónia religiosa na Igreja da Senhora de Fátima em Gatineau

Após as celebrações religiosas, recitação do terço, missa e exposição do S.Sacramento e, não havendo a procissão, por causa do tempo agreste que se fazia sentir, com chuva tocada a vento, encaminhámo-nos, a convite do Pe. Pedro Paulino, para o Salão de Festas na cave do edifício, onde houve convívio, teatro, cujos actores foram os da casa e dança que foi abrilhantada pelo som do Dj, Sol-Mar de Gatineau. Já era madrugada de Domingo quando chegámos a casa dos nossos amigos e dormimos depressa, como se costuma a dizer, para chegarmos a horas a Toronto, para celebrarmos a preceito o Dia da Mãe.

Quadro vivo da Aparição de Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Slideshow Adiaspora.com

 

 

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007

vf